Diabetes e Hipertensão arterial Sob Controle – Tratamento Natural

A hipertensão arterial elevada é uma das complicações associadas ao diabetes que mais devemos controlar.

Com o diabetes controlado, você pode viver toda a vida. Mas o que todos queremos é viver toda a vida e, além disso, fazê-lo em boa harmonia, sem problemas ou dores de cabeça. Por isso é tão importante que manter a glicemia sob controle: para evitar certas doenças associadas que sim, que poderiam ocasionar problemas sérios de saúde. Uma das mais comuns, que não deve ser nunca a leve é a hipertensão que, como certamente já sabe, é a elevação da força com que o sangue circula nas artérias do corpo.

hipertensão controlada

Como você pode imaginar, isso não pode trazer boas consequências. E é que a hipertensão afeta o cérebro, o coração, os pulmões, os rins e os olhos, vamos lá, praticamente todo o seu organismo.

O que desencadeia a hipertensão?

Infelizmente, a diabetes é um dos fatores desencadeantes da hipertensão, assim que partindo da base de que sofre desta doença, já sabe que você está mais exposto a sofrer de hipertensão do que o resto dos mortais, o que vamos fazer! Mas, além disso, há outra série de fatores que influenciam a pressão alta. Você conhece todos?

  • A herança genética. No caso da pressão arterial, existe uma relação direta entre a presença ou não de alta tensão em familiares de primeiro grau e o posterior desenvolvimento de níveis de pressão arterial acima do normal.
  • A obesidade. Por isso é tão importante evitar o sedentarismo e começar a fazer mais exercício físico. Porque através da atividade física nos para que possamos remover esses quilos a mais e poderemos evitar a hipertensão.
  • Alimentação inadequada. Uma dieta saudável, rica em sal e gorduras saturadas não é a melhor amiga de sua saúde.
  • O tabagismo. Que o tabaco aumenta consideravelmente o dano que sobre os vasos exercem a hipertensão sabe de tudo no mundo, então aqui você tem uma razão a mais para deixar de fumar.
  • O consumo de álcool. Atenção! Que tome uma taça de vinho de vez em quando não é em si ruim. De fato, muitos especialistas afirmam que o uso moderado do álcool favorece a circulação e pode diminuir a hipertensão. O que é prejudicial para a sua saúde e, além disso, muito, é que exagere com álcool. Uma ingestão diária superior a 40 gramas de álcool te fará com muita probabilidade, um aumento da tensão arterial.
  • Estresse. Em muitas mais vezes do que acreditamos, este é o estopim da hipertensão. Há até mesmo estudos que demonstram que a situação econômica de uma pessoa pode gerar estresse, e o estresse pode provocar um aumento da pressão arterial. De fato, um dado curioso é que as pessoas com trabalhos mal pagos apresentam índices mais elevados de hipertensão.

O que sintomas apresenta?

Há que ter muito cuidado com isso, e é que, na maioria dos casos, a hipertensão não apresenta sintomas no início. No entanto, outras vezes, ou quando a doença está mais avançada, que podem se sentir alguns desses sintomas:

  • vertigens e tonturas
  • náuseas
  • dor de cabeça
  • zumbido nos ouvidos
  • cansaço
  • sensação de aperto no peito ou formigueiro nas mãos e pés.

Qual a relação entre hipertensão e diabetes?

Mais de 20% das pessoas que vivem em populações industrializadas sofrem de hipertensão arterial, e vários estudos têm revelado que aproximadamente entre 40 e 60% das pessoas com diabetes também a têm.

hipertensão e diabete tipo 2

Enquanto que em pessoas com diabetes tipo 1, a hipertensão costuma ser diagnosticada anos depois do início da doença, quando começa a se deteriorar a função renal; diabete tipo 2, o diagnóstico de hipertensão é geralmente feito de uma só vez, às vezes antes que o diabetes mesmo.

A hipertensão arterial, piora e acelera o dano que a diabetes exerce sobre as artérias, algo que dá lugar a que as pessoas coexistir sofrem com maior frequência de infartos do miocárdio, disfunção erétil, insuficiência renal ou acidentes vasculares cerebrais (trombose).

O problema mais grave desta doença é que, na grande maioria dos casos, a pessoa que o sofre não sabe. Por isso, ao não receber tratamento, as consequências que pode acarretar a doença já que não está sendo previnida.

Como manter o Controle da Hipertensão?

Seus níveis de pressão arterial não são regidas por fatores incertos. Há certas coisas que você deve fazer para cuidar de si, para conseguir manter a pressão alta sob controle, e a diabetes em geral. Além de cuidar da alimentação, evitar o excesso de peso e esquecer do tabaco, há algumas recomendações que o ajudarão a alcançar uma boa qualidade de vida:

  • Faça exercício físico. Praticá-lo com frequência (diariamente), embora de forma moderada, que não se trata de que se deixe a pele na tentativa. Para ajudar o seu organismo a reduzir a glicose no sangue e diminuirá a pressão arterial, o colesterol e controla melhor o peso.
  • Cuide dos seus olhos. Para prevenir complicações do tipo ocular é necessário que pelo menos uma vez por ano acudas ao oftalmologista. E não deixe de passar apesar de não sentir nenhum sintoma de que algo está indo mal. Seus olhos não servem.
  • Cuide dos seus pés. Não deixe passar nem um dia sem dar uma olhada aos seus pés. É muito importante que os reveja diariamente e que mantenha uma boa higiene. Uma simples ferida pode acarretar sérias complicações.
  • Leve uma vida relaxada e tranquila. Que se estresses apenas a ajudá-lo a que os valores de pressão arterial para elevar-se. E isso não é nada bom, já sabe. Muito melhor levar as coisas com filosofia e evitar preocupações desnecessárias.

Agora que você sabe tudo isso, você não tem desculpa para começar a cuidar um pouco mais. Porque você sabe que as complicações do diabetes não servem na maioria das vezes, e nós não queremos ter que se preocupar com isso, certo?

About lorena

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *